terça-feira, 6 de novembro de 2012

Poupar - Gerir o seu Orçamento

Onde e Como Poupar?


No dia 31 de Outubro assinalou-se o Dia da Poupança que, originado em 1924, é hoje um tema forte da actualidade na nossa sociedade.

Com um país às avessas em que já quase não faz sentido falar em orçamento familiar, de tão reduzido que ele se encontra, em que chegar ao fim do mês com algum dinheiro de parte é quase "Missão Impossível", é talvez utópico e irreal falar em poupar.
 
Será ainda possível poupar???

Mas é justamente pela crise que se instalou, não só no nosso Portugal, como em vários países europeus em que os recursos financeiros são cada vez mais escassos, que urgem medidas de poupança e contenção nas nossas vidas. É um processo que respeita todo o agregado familiar e nós, sim, principalmente nós, Mulheres, temos de conseguir "educar" toda a família a colaborar neste processo e gerir o orçamento familiar por forma a manter um nível de vida o mais equilibrado possível.

É claro que não há milagres, como diz o ditado "O dinheiro não cresce nas árvores"... onde não há, não há e não o conseguimos (melhor, não podemos) fabricá-lo!!! No entanto, existem certos pormenores e hábitos que nos podem ajudar nesta árdua tarefa de fazer esticar o nosso dinheirinho.
 
É isso que vos deixo aqui, alguns hábitos simples, que certamente muitas de vós já os utilizam há bastante tempo, e que realmente podem ajudar a "fazer mais com menos".

Onde e Como Poupar?

1º) Criar o seu orçamento familiar
Na minha opinião o primeiro passo a dar é conhecer a vossa realidade financeira, ou seja, saber exactamente quais são os vossos rendimentos e quais as vossas despesas. Saber quanto e onde gastam o vosso dinheiro é imprescindível para uma boa gestão do orçamento familiar.
 
Aconselho-vos então a fazer o vosso orçamento familiar, é um simples documento onde devem notar todos os rendimentos do vosso agregado familiar (salários, subsídios, gorjetas, etc) e todas as vossas despesas, encargos fixos e despesas correntes ou ocasionais (renda, empréstimos, supermercado, saúde...). Este documento deve ser actualizado diariamente e o mais próximo da realidade possível pois é a partir deste que podem fazer a análise dos vossos hábitos de consumo, definir prioridades e ver as rubricas onde pode ser possível reduzir ou mesmo cortar as despesas.
 
Deixo-vos aqui um exemplo de um orçamento (é o que eu utilizo) que podem utilizar à vontade e adaptá-lo à vossa realidade.  O ficheiro abre no Google Docs só têm que ir a Ficheiro - Transferir e ele vai abrir no Excel, depois é só gravar no vosso computador e utilizá-lo à vossa vontade.
  
2º) Criar hábitos amigos da poupança
Aqui refiro-me a todos aqueles pequenos "truques", que já são conhecidos de todas nós mas que nem sempre os praticamos, e que no final do mês fazem uma grande diferença.
 
Electricidade
- Não deixar as luzes acesas quando as divisões da casa estão vazias.
- Evitar acender luzes desnecessariamente, (nem sempre é necessário acender a luz do corredor quando se vai ao quarto).
- Utilizar o sistema bi horário (mas parece que este vai acabar), eu tenho e respeito escrupulosamente os horários, senti logo diferença na factura.
- Desligar os aparelhos eléctricos, mesmo os que ficam em stand-by
- Quando utilizar as máquinas de lavar loiça e roupa escolha o programa mais curto (sempre que possível), além de poupar  electricidade também poupa na água.
- Substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras. São mais caras mas no médio e longo prazo compensam (podem ir comprando aos poucos começando pelas lâmpadas das divisões onde passam mais tempo com elas acesas).
- Desligue o forno uns minutos antes.
 
Água
- Não deixar as torneiras abertas quando desnecessário (lavar a loiça, aplicar o champô ou o gel, lavar os dentes...atenção aos senhores quando fazem a barba).
- Tomar duche em vez de banho de imersão (são 50 litros em vez de 150)
- Quando utilizar as máquinas de lavar loiça e roupa escolha o programa mais curto (sempre que possível), além de poupar água também poupa na electricidade.
 
Telefone
- Utilizar apenas quando necessário e pelo tempo mais curto possível.
- Tentar telefonar apenas nos períodos em que o tarifário é mais baixo.
- Tentar utilizar outras formas de comunicação mais baratas, como o e-mail ou os sms.
 
Supermercado
- Planear as suas compras.
- Fazer sempre uma lista do que necessita comprar e segui-la à risca.
- Nunca ir às compras com fome e evitar (sempre que possível) levar as crianças.
- Comprar mais "marcas brancas", a diferença de preço é substancial em certos produtos e a qualidade já é relativamente equiparável.
- Quando um produto que utiliza regularmente estiver em promoção, compre maiores quantidades, tendo sempre em atenção a data de validade.
- Ver bem as várias prateleiras do produto que necessita, normalmente os produtos mais caros estão mesmo à altura dos nossos olhos (porque será), e os preços mais baixos encontram-se ou mais acima ou mais abaixo.
- Evitar fazer compras várias vezes por mês, acaba por trazer mais qualquer "coisinha"... O ideal é fazer as compras para o mês ou então a cada quinze dias. Além de que gasta na gasolina e no seu tempo.

Comer Fora de Casa
- Tomar o pequeno almoço em casa, depressa vai notar a diferença. Se gastar 2,5€ por dia, ao fim do ano gasta mais de 900€.
- Se tiver possibilidade de almoçar no trabalho, faça-o!!! A redução é substancial.
- Quanto ao lanche.... um iogurte e umas bolachas não serão suficientes???? Sempre são uns trocos a mais na sua carteira.
- Assim como ao almoço, se jantar em casa vai sempre gastar menos, mesmo tendo convidados.
 
Transportes
- Atenção à pressão dos pneus. O automóvel consome muito mais combustível se a pressão dos pneus for inferior ao aconselhável.
- Na auto-estrada não conduza com as janelas abertas pois aumenta a resistência aerodinâmica do automóvel e consequentemente o consumo de combustível.
- Sempre que possível partilhe as idas e vindas de automóvel com colegas ou amigos. O "carpooling" está cada vez mais repandido no nosso país e os resultados são vantajosos para todos os que o praticam.
- Sempre que possível ande a pé, de bicicleta, mota ou transportes públicos. Além dos gastos de manutenção, combustível, seguros, ainda se juntam os gastos em estacionamento.

Artigos em Segunda Mão
- Porque não visitar as feiras de velharias ou mesmo lojas ou sites especializados em artigos de segunda mão? Esta prática, cada vez mais utilizada, permite-nos muitas vezes encontrar exactamente aquilo que procuramos e, o mais importante, a fazer negócios bastante vantajosos.
- Dar uma volta ao sotão e/ou à cave e vender tudo aquilo que só ocupa espaço e que já não nos serve para nada. Só traz vantagens... Fazer mais espaço para guardar mais "coisitas", possivelmente alguém precisa mesmo desse artigo que já não usa e, por fim, ganhar alguns euros para ajudar nas despesas.

Outros Truques
- O ideal é colocar logo uma parte do salário de parte numa conta poupança, mas se tal não for possível, tente colocar sempre uns trocos de parte, "grão a grão...". Esta será a sua poupança para só utilizar em casos imprevistos.
- Fugir "a 7 pés" das compras com cartão de crédito ou créditos com juros. Vai ter de pagar na mesma e os juros são altíssimos.
- Muitas compras podem ser feitas através da Internet, poupa sempre em combustível. Pode parecer complicado de início mas é só uma questão de aprender os passos a seguir e os cuidados a ter, depois é uma questão de hábito.

Como já referi, o orçamento familiar diz respeito ao agregado familiar, então é indispensável educar os seus filhos aos bons hábitos de poupança atrás referidos por forma a que participem activamente nesse processo, mas igualmente, para essas práticas se tornarem "automáticas" no futuro deles.

Evidentemente que existem muitas mais dicas para conseguir poupar e é aqui que solicito a vossa colaboração. Podem partilhar os vossos truques aqui através de comentários ou enviem-me directamente para o e-mail que os colocarei no nosso blogue.

Site interessante a Visitar:
Dolceta - Educação do Consumidor

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...