sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Aftas... Como dar conta delas


Olá amigas,

Quem nunca teve problemas com aftas?

Pois eu pessoalmente, nem por isso, mas o meu filho sofre regularmente com este suplício.

Estando neste momento com uma daquelas bem gigantes no lábio inferior queixei-me a uma amiga sobre o seu sofrimento e, ela que é adepta de dicas caseiras (como eu), deu-me imediatamente alguns conselhos sobre como ajudar o meu menino.

Ora aqui vos deixo as receitas caseiras caso necessitem (espero que não), até mesmo para “desenrascar” até poder ir à farmácia.

Causas da afta

A afta pode ser causada por um enfraquecimento do sistema imunitário, devido a medicamentos, deficiência nutricional, situações de stress ou uma má alimentação, neste último caso, ela pode aparecer após uma noite de ingestão de bebidas alcoólicas ou após o consumo de alimentos muito ácidos ou gordurosos.

As aftas podem aparecer em qualquer parte do interior da boca, nas gengivas, na língua na bochecha e algumas vezes na garganta, e podem aparecer após uma lesão na mucosa como uma mordida ou mesmo quando os aparelhos dentários ferem o interior da boca. A acidez estomacal e outros problemas gástricos podem também provocar aftas na boca.

Por não serem lesões causadas por microorganismos, as aftas não passam de uma pessoa para outra, e em geral, elas duram entre 1 e 2 semanas, desaparecendo naturalmente a seguir, mas o uso de remédios caseiros pode acelerar este processo.

Tratamento caseiro para aftas

SAL MARINHO


Uma ótima receita caseira para curar as aftas é o sal marinho, pois acelera a sua cicatrização, diminuindo assim a dor e o desconforto.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de sal marinho, também chamado de sal grosso;
  • 1/2 copo de água morna

Preparação:

Misturar os ingredientes e fazer bochechos com esta solução várias vezes por dia, após escovar os dentes.

Evitar alimentos ácidos e gordurosos.

Este simples remédio caseiro é capaz de curar qualquer tipo de afta, esteja ela localizada na boca, na gengiva, na bochecha, no céu da boca ou na garganta.

Atenção: Para garantir a eficácia deste remédio caseiro é preciso utilizar o sal marinho pelas suas propriedades terapêuticas, utilizar o sal refinado, de cozinha não garante os mesmos benefícios, pois este último perde muitas de suas propriedades medicinais ao passar pelo processo de refinamento.

Outros remédios naturais para aftas

Existem muitos outros remédios naturais para tratar e curar as aftas sem precisar recorrer a medicamentos da farmácia.

BICARBONATO DE SÓDIO/ ÁGUA OXIGENADA


Bons exemplos são o bicarbonato de sódio e a água oxigenada. Neste caso deve-se humedecer uma bolinha de algodão com a solução escolhida e posicioná-la em cima da afta deixando-a atuar por alguns minutos várias vezes ao dia.

Também pode utilizar 1 colher de chá de água oxigenada diluída num copo com água e bochechar, ajuda a desinfetar a afta e acelera a sua cicatrização.

CHÁ PRETO


O chá preto é um excelente remédio caseiro para aftas, uma vez que contem tanino, adstringente que é capaz de aliviar a dor e de acelerar a cicatrização.

Ingredientes:

·         2 saquinhos de chá preto;

·         1 chávena com água;

Preparação:

Preparar este remédio caseiro é muito simples, basta molhar os saquinhos na água da chávena e aplica-lo sobre a afta. O chá preto deve permanecer sobre a afta por pelo menos 15 minutos e esse procedimento deve ser repetido 3 vezes ao dia.

CHÁ DE CAMOMILA


Um remédio caseiro muito bom para curar as aftas é o chá de camomila, devido a sua ação cicatrizante e desinfetante.

Preparação:

Para o chá: coloque 6 colheres de chá de flores de camomila secas em 1 litro de água fervente. Deixe descansar, guarde num recipiente de vidro escuro, de preferência, e bocheche ou aplique com um cotonete sobre a afta várias vezes por dia.

Faça gargarejos com chá de camomila em casos de irritações e inflamações da mucosa da zona da boca e garganta.

A duração média de uma afta não tratada é de, aproximadamente, 10 dias. Mas, em alguns indivíduos, com o sistema imune comprometido, elas podem durar várias semanas.

CHÁ DE AIPO


O chá de aipo é um ótimo tratamento caseiro para aftas, que deve ser ingerido todo o dia de 8 em 8 horas de preferência.

O aipo é diurético, por isso este remédio caseiro é ainda mais eficiente quando as aftas que aparecem na boca são resultado de alguma intolerância alimentar, por exemplo quando a ingestão de alimentos muito condimentados provocam o aparecimento das aftas.

Preparação:

Para fazer o chá de aipo para este tratamento caseiro para afta basta ferver 1 litro de água e despejá-la sobre 3 colheres de sopa de aipo picado. Deixe arrefecer um pouco, coe e beba a seguir.

MEL


Outro remédio caseiro para aftas é o mel que tem características cicatrizantes e pode ser aplicado sobre a afta de hora em hora até a afta reduzir e cicatrizar.
 
 

E pronto, espero que consigamos resolver rápido este problema tão frequente e incomodativo.
 
Ah, como sempre, aguardo as vossas experiências e mais dicas se conhecerem.

Continuação de um bom e quente verão.

Bem hajam

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...